segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Crítica "A Menina no País das Maravilhas"

Não sabia bem o que esperar do filme "A menina no país das Maravilhas" (Phoebe in the Wonderland/ U.S.A., 2008), pois não havia visto nenhum trailer, nem lido a sinopse. Apenas assisti ao filme por recomendação da minha amiga, que era só eleogios para a Elle Fanning.



O começo do filme é lindo, com uma trilha sonora e uma fotografia maravilhosa, além dos flashes de imagens, que dão um gostinho do que virá pelo filme. A história é sobre uma garotinha, Phoebe, que quer protagonizar a peça "Alice no País das Maravilhas" na escola. Mas se você pensa que é um daqueles filminhos fofos infantis está enganado.

Até um pouco mais da metade do filme, fui prendida pela expectativa, e não vi o tempo passar. Os personagens eram bons e te levavam pra dentro da história. Bailee Madison, que interpreta a irmã de Phoebe, como sempre nos encanta com sua atuação doce e de personalidade. A professora de teatro faz o tipo estranho, mas que tem o carinho e atenção da personagem principal.

Desde o início, Phoebe já mostra ser uma garota diferente, mas nada tão fora do comum. Mas com o passar do longa, seus problemas vão se agravando.  E foi aí que para mim, o filme perdeu um pouco o dinamismo.

Fica naquela mesmice dos problemas dela, e é uma enrolação só. Sem contar que as cenas imaginárias, que só existem na cabeça de Phoebe e que até então eram bonitinhas e davam um certo charme à história, passam a ficar confusas e sem propósito algum.



Mas como sou uma pessoa esperançosa, ainda acreditava que no final tudo iria melhor. Tola esperança.

Descobrimos que Phoebe sofre de uma doença. Mas ao invés do filme servir para alertar pais e professores sobre isso, ou mostrar que é possível ter uma vida normal, é apenas mais uma cena, como se isso não interferisse muita coisa na história.

 Resumindo, o final me decepcionou. Acabou totalmente do nada, e eu fiquei com aquela sensação que detesto, de estar perdendo algum significado que só eu não entendi.

Em uma coisa minha amiga estava certa. A atuação da Elle Fanning é fabulosa, melhor que muitos atores adultos veteranos. Ela soube perfeitamente entrar no papel, e nos fazer emocionar com ela, mesmo que a história por si só não mereça tanto.

Se eu tivesse que dar uma nota para o filme, seria 6. 

3 comentários:

  1. Vixe... Pelo que eu li aqui, a história tinha de tudo para ser um sucesso, e no fim... Não souberam aproveitar. Uma pena, eu adoro filmes de crianças "pertubadas" OAIUIOUAIOEUAIOUAIOAIOAIOAUAIO. Não conheço essa atriz...

    ResponderExcluir
  2. Let me think...

    Bom eu ameeei esse filme, achei ele muito bem pensado! A atuação da Elle esta esplendida! Me surpreendendo cada vez mais! A fotografia, figurino, trilha sonora, edição cenário, roteiro... achei tudo ótimo! Mas vai depender do gosto de cada um.

    As cenas que você comentou não ter proposito algum tem proposito, não é porque você tem essa doença que tudo sera flores, porque francamente, se quem tem essa doença só vivesse no pais das maravilhas eu iria querer ter também D:, então o filme mostra o lado ruim da doença, que a coisa "bonitinha e fofinha" pode acabar em um desastre, há quem fale "meu filho vive no mundinho dele mas não é nada sério", parece ser uma coisa boba mas não é, a situação pode ficar séria. Essas cenas servem de alerta pros pais, familiares pras próprias pessoas que tem essa doença ficar ciente disso e pra quem não conhecia também néah.

    Não achei que acabou do nada, mostra o lado ruim e o "bom" dessa doença, apesar dela não conseguir se controlar mostro que as pessoas que tem essa doença também podem ter responsabilidades se ensinada da maneira certa. E também mostra que não é porque fulano tem essa doença que não vai conseguir ter amizades normais, até mostra a Elle explicando sobre a doença pras pessoas da classe e todos eles tratando com respeito, preconceito sempre vai existir mas se lidar da maneira adequada ele pode ser mais "reduzido".

    E mais uma vez OMGGGGGGG QUE ATUAÇÃO DA ELLE É ESSA???? CADE O OSCAR MINHA GENTE????

    ResponderExcluir
  3. ainda naum vi o filme mais
    pelo q li, o filme vai ser bom, adoro filme de criança atormentada e principalmente filme sem moral da historia !!!!
    concerteza vou gostar
    a elle é muito fofa
    e atua super bem
    pelo q vi no trailer ela se superou nesse filme
    adorei !!!!

    ResponderExcluir