sábado, 29 de outubro de 2011

O Discurso do Rei: o filme vs. o livro


Depois de muito tempo (uns três meses) lendo e interrompendo a leitura, consegui terminar o livro "O Discurso do Rei". Como na maioria das vezes, já tinha assistido o filme, e depois fui ler o livro (não que eu goste de fazer isso, mas sempre acaba acontecendo).


Na época que o filme foi lançado no cinema, eu não pude ver, e foi só em junho desse ano que eu assisti, na faculdade. O longa é maravilhoso. Não conhecia muito da história do Rei George VI, e só sabia que o filme focava no problema de fala dele, a gagueira. Além de ser um filme britânico (existe país melhor que a Inglaterra? *-*) , contar com a atuação do incrível Colin Firth e da magnífica Helena Bonham Carter, aprendemos um pouco mais sobre a gagueira e seus tratamentos. Também há a parte de História, mas aí é que está uma das diferenças do livro e do filme.

Quando comprei o livro, pensei que era fiel ao filme (tá, o filme que deveria ser fiel ao livro, já que veio depois haha, mas vocês entenderam). Mas não é. Descobri que o co-autor foi o neto de Lionel Logue, o terapeuta da fala do Rei. O livro se baseia nos diários do avô de Mark Logue e foca mais nele do que propriamente no Duque de York (título de Albert antes de virar Rei). É uma grande lição de História, pois possui muitas passagens da Segunda Guerra Mundial, onde a Inglaterra viveu uma forte crise.

E esse é um dos motivos porque eu demorei tanto para terminar de lê-lo. Não queria simplesmente ler com pressa, é um livro para ser saboreado e aprender a cada página.



Outro fato bem legal é que o livro também tem algumas fotos, tanto do Rei George, como de Logue,5 e suas respectivas famílias.

Tanto o livro como o filme são mais do que recomendadíssimos de ver e ler. Certeza que você irá gostar =)

E ah! Se você tiver lido esse texto e gostou (ou não), deixa um comentário! XD

2 comentários:

  1. Parece ser interessante o filme... Se eu ver passando, vou assistir... Porque é muito difícil eu baixar filme. E tenho preguiça - enorme - de ler, hahaha. Ainda tenho que ler "Halo" que eu comprei, e nem comecei... É a vida OUAIOEUIOUEAIOEUAIOEAUIOEAOEA.

    ResponderExcluir
  2. É realmente um filme maravilhoso, tanto de atuação quanto de montagem e roteiro, reproduzir aquela linda "fog" britânica, a edição bem marcada, a sensação de frio durante as cenas da família real, e o calor com a família de Lionel. Sem contar a real intenção de mostrar uma família, a real, e toda a cortesia e as tradições de um país, império que precisava da voz de seu monarca, como ele mesmo disse no filme. Ser monarca é uma profissão difícil nos dias de hoje...De lá pra cá esse modelo ficou para trás. Que pena.

    ResponderExcluir